QUEM SOMOS

A Escola de Artes Fritz Alt, aprovada pela Lei Municipal nº. 4.394 de 26/11/69, é um estabelecimento especial de ensino isolado subordinada à Fundação Cultural de Joinville, e, tem como finalidade principal mediar conhecimentos teóricos e práticos, nas diversas áreas das Artes Visuais (Desenho, Pintura, Pintura em Porcelana, Cerâmica, História em Quadrinhos, História da Arte, Gravura, Tapeçaria e Tecelagem) para adultos. A Escola também atua no contexto da Escolinha de Artes Infantis e Arte Juvenil, para crianças e adolescentes.
Desta forma, a Escola prioriza o ensino dos fundamentos e técnicas de expressão e da comunicação humana, no setor das artes visuais, propondo ensinamentos artísticos, estéticos, técnicos e culturais. A Escola atende alunos de diversas faixas etárias, a partir dos 6 (seis) anos de idade e das diversas classes sociais, inclusive mantém sistema de bolsa de estudo para alunos com menor poder aquisitivo. 

Breve histórico

Foi inaugurada em 1968, porém, o processo de sua criação teve início em 1967 por iniciativa da professora Iraci Schmidlin, cujo propósito era “[...] aproveitar a potencialidade cultural da região, herança dos antepassados europeus” (MOKROSS, 1992, p. 26). Legalmente, a Escola passou a existir com a aprovação da Lei Municipal n.º.394 de 26 de novembro de 1969, que a definia como Estabelecimento Especial de Ensino Isolado, subordinado ao Departamento da Educação e Cultura do Município de Joinville. Com registro definitivo na qualidade de estabelecimento de ensino, nº. 1.702 de  4 de fevereiro de l985, pela Secretaria Estadual de Ensino.
Conforme depoimento da professora Berenice J. Mokross, que colheu estas informações junto à professora Iraci Schmidlin, se iniciou o processo de criação da Escola para atender a necessidade de um grupo de pessoas interessadas em ministrar e receber conhecimentos sobre arte. Como o município possuía marcante influência advinda da colonização alemã, na qual a valorização da cultura e a da arte são uma tradição, ocorriam aulas particulares de pintura em tela, pintura em porcelana e outras, em residências particulares. Sendo assim, surgiu a idéia de criar um espaço centralizador, onde essas atividades pudessem ser desenvolvidas, e, que acabou concretizando-se através da criação da Escola de Artes Fritz Alt.

Fonte: P.P.P. da Escola de Artes Fritz Alt (2007)