25 de outubro de 2011

Mostra Didática de Pintura

Nesta Mostra Didática, das disciplinas Pintura II e Atelier I do Curso de Desenho & Pintura, você apreciará exemplos de trabalhos das duas linhas criativas, numa diversidade de expressões individuais possíveis dessa discussão conceitual de sala de aula.

Gertrudes

Cada corredor dos dois andares da Casa da Cultura agrupou uma das linhas criativas, sendo os alunos realizadores:

Adriana Vintém Fontes
Gertrudes Onofre
Karina Wetzel Lischka
Kátia Kohn da Silva
Lucimara Mateos S Buss
Marlene Bernardo Silveira
Neide Souza Rosa d Souza
Paula C K França
Valdenir A Bezerra

Profª. orientadora, texto e fotos: Ana Fogo.

Confira algumas fotos dos trabalhos:

Paula

A Pintura inicia com o exercício da representação naturalista dos objetos de estudo, ou seja, a representação daquilo que se vê. Depois a pintura segue resumidamente para 2 correntes estilísticas criativas opostas, porém não excludentes, a racional e a emocional.

Neide

Na pintura expressiva, o autor aplica emoção ao objeto de estudo, fazendo uso livre das cores, pinceladas, até distorção das formas, onde o tema agora não é mais o objeto em si, mas o conteúdo emocional aplicado a este.

Marlene

Karina

Numa corrente mais objetiva de criação, a estilização ocorre na busca da racionalização da forma do objeto de estudo, no sentido de síntese, a criação do autor não é mais o objeto mas a idealização formal deste que deforma o tema.

As duas correntes criativas levadas às últimas consequências podem chegar à criações abstratas, ou seja, a perda total de reconhecimento do tema inicial.

Confira essas e outras pinturas na nova sede da Casa, situada à rua Dona Francisca, número 364, antiga Exatoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!