13 de setembro de 2013

Esboço de Mário Avancini é encontrado durante reforma

O Jornal A Notícia e a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Joinville publicaram notícias sobre uma pedra com esboços de Mário Avancini que foi encontrada durante a reforma da Casa da Cultura (na Dona Francisca, 800). 

Pedra antes de ser retirada.
"Durante os quase vinte anos em que Mário Avancini foi professor na Casa da Cultura, sempre trabalhou em suas esculturas nos jardins da Casa. Uma dessas obras, que está inacabada, foi desenterrada do pátio da Casa da Cultura durante as obras de reformas do espaço.
 
Segundo Maria Helena Scaglia, coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt, não existem registros de data e nem de nome desta obra. 'O trabalho foi efetuado em uma pedra de granito vermelho, de uma rigidez extrema', comenta. 'Conforme nossas pesquisas e registros orais da família, pelas características dos traços, é bem provável que a pedra foi utilizada como estudo', destaca.
 
Mª Helena (coord. EAFA) junto à pedra. Foto de Salmo Duarte.
 
Pedra sendo retirada.
 
A obra foi desenterrada por Gessonia Carrasco, restauradora e coordenadora do Arquivo Histórico de Joinville, em parceria com os apenados que trabalhavam nas reformas da Casa da Cultura. 'Mais de 50% da pedra trabalhada estava enterrada nos jardins da Casa. A pedra deve estar ali há pelo menos 35 anos', destaca Maria Helena. A restauradora vai efetuar a limpeza da peça que deverá ser instalada em um local definitivo nos jardins da Casa.

Gessônia (coord. do Arquivo Histórico e restauradora) e Mª Helena junto à pedra encontrada.
 
'Por Mário Avancini ter sido um ícone da escultura joinvilense, também professor da Casa da Cultura, esta obra inacabada passa a ter um valor histórico cultural de relevância imensurável. Por ter sido esquecida por muitos, Mário Avancini e a Casa da Cultura merecem este reconhecimento'. reconhece Mª Helena".
 
Leia a notícia completa aqui: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!