13 de novembro de 2013

Exposições EAFA

Hoje às 15h tem abertura da Exposição do Grupo "Mãos que Tecem". Esse grupo faz parte do Programa de Extensão Comunitária da Casa no qual o curso de Tapeçaria e Tecelagem, sob orientação da profª Luciane Sell, é levado à Pirabeiraba.


Além da abertura da Exposição do Grupo "Mãos que Tecem", os alunos do curso de Cerâmica estão expondo na Câmara de Vereadores de Joinville, sob orientação das profªs Heloísa Steffen e Gleici Kannenberg. A exposição vai até o dia 22 de novembro.

 Foto: montagem de fotos da viagem de estudos ao atelier de Gilberto Narciso (fonte:http://eafritzalt.blogspot.com.br/2013/09/viagem-de-estudos-atelie-de-gilberto.html).

No primeiro semestre, os alunos estiveram no atelier do ceramista Gilberto Narciso em Quatro Barras/PR., vivenciando e experimentando a técnica de queima de Raku. 

O Raku é uma técnica de cerâmica originária do Japão onde surgiu no século XVI. Fazer Raku é uma experiência que envolve os quatro elementos (terra, água, fogo e ar). Começa-se por modelar a peça em barro, cozendo-se a uma temperatura não muito elevada (850 graus).
Depois aplica-se o vidrado (tinta) na peça e leva-se novamente ao forno a uma temperatura de 850 a  1000 graus. Atingida esta temperatura as peças são retiradas ainda incandescentes do forno e colocadas numa atmosfera redutora, isto é, em  ambiente com pouco oxigênio. Na prática, isto equivale a mergulhá-la em  uma substância orgânica como a serragem. Na terceira fase do processo a peça é retirada da serragem e rapidamente mergulhada em água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!