No dia 8 de junho de 2016 as turmas de Atelier Livre do curso de Cerâmica da profª Heloísa Steffen realizaram uma viagem de estudos ao atelier do ceramista Gilberto Narciso, que fica localizado na cidade de Quatro Barras (Paraná). Lá, os alunos puderam realizar a técnica de queima de Raku.
Turma de Atelier Livre de Cerâmica da profª Heloísa Steffen
Ceramista Gilberto Narciso
Profª Heloísa (à esq.) e Gilberto, junto com alunas
A técnica do Raku é uma inusitada combinação de elementos da natureza: argila, fogo e orgânicos. O Raku teve origem no Japão e, atualmente, está bem difundida no mundo todo principalmente pela rapidez no resultado e a inusitada intervenção da natureza.
Raku é uma técnica onde as peças saem do forno incandescente (cerca de 1000 °C) e são envolvidas em latões cheios de serragem, automaticamente ardem e queimam.
Caso a peça seja previamente vidrada, o resultado normalmente é um brilho muito característico. Nas partes da peça onde não se passa o vidrado, a mesma fica completamente negra.
Resultado da queima de Raku
Pesquisa de rochas - o artista Gilberto produz a própria argila
Alunas do Atelier Livre de Cerâmica junto ao ceramista Gilberto Narciso
Turma reunida
Registros da paisagem
Fontes dos textos: http://nippobrasilia.com.br/artigos/a-arte-da-ceramica-tecnica-do-raku/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Raku
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui!