26 de junho de 2016

Viagem de Estudos - Cerâmica

No dia 8 de junho de 2016 as turmas de Atelier Livre do curso de Cerâmica da profª Heloísa Steffen realizaram uma viagem de estudos ao atelier do ceramista Gilberto Narciso, que fica localizado na cidade de Quatro Barras (Paraná). Lá, os alunos puderam realizar a técnica de queima de Raku.

Turma de Atelier Livre de Cerâmica da profª Heloísa Steffen

Ceramista Gilberto Narciso

Profª Heloísa (à esq.) e Gilberto, junto com alunas




A técnica do Raku é uma inusitada combinação de elementos da natureza: argila, fogo e orgânicos. O Raku teve origem no Japão e, atualmente, está bem difundida no mundo todo principalmente pela rapidez no resultado e a inusitada intervenção da natureza.


Raku é uma técnica onde  as peças saem do forno incandescente (cerca de 1000 °C) e são envolvidas em latões  cheios de serragem, automaticamente ardem e queimam. 


Caso a peça seja previamente vidrada, o resultado normalmente é um brilho muito característico. Nas partes da peça  onde não se passa o vidrado, a mesma  fica completamente negra.

Resultado da queima de Raku

Pesquisa de rochas - o artista Gilberto produz a própria argila



Alunas do Atelier Livre de Cerâmica junto ao ceramista Gilberto Narciso

Turma reunida

Registros da paisagem



Fotos de Heloísa Steffen
Fontes dos textos: http://nippobrasilia.com.br/artigos/a-arte-da-ceramica-tecnica-do-raku/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Raku

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!