6 de novembro de 2013

Exposição de Costa Pereira: "Pinturas e Colagens"




O artista Luciano da Costa Pereira apresentará amanhã, dia 07/11 sua produção recente de pinturas e colagens na Galeria da AAPLAJ. Luciano é professor de Pintura da Escola de Artes Fritz Alt, do curso de Desenho e Pintura.

São 23 pinturas em acrílica sobre tela, cujas dimensões variam entre 80 x 100 cm. a 20 x 20 cm., e 23 colagens de pequenas dimensões, que serviram como referência às pinturas.

Os temas são elaborados a partir da fragmentação de imagens impressas que são reorganizadas em outro contexto para formar composições que representam mosaicos (no caso de Rei, Jazz e Pow), e figuras como boi de mamão, pássaros, peixe entre outros. 
"Andorinha"

A produção desta série começou em abril deste ano, quando o artista deixou a coordenação do Simdec, na Fundação Cultural de Joinville, para se dedicar à produção das suas pinturas. Segundo o artista “a experiência na gestão pública foi muito boa, mas a meta agora é me dedicar à produção artística”.

A exposição abre no dia 7 de novembro, às 19h30, na Galeria da AAPLAJ, na Cidadela Cultural, e vai até 30 de novembro, e conta com o apoio da AAPLAJ, Fundação Cultural de Joinville, Posto XV - IDAZA e da El Clandestino Galeria de Arte.
"Bernunça"

SOBRE O ARTISTA:
Luciano da Costa Pereira
Participou, em 1985, do II Prêmio Pirelli de Pintura Jovem no MASP – SP. Realizou várias exposições coletivas e individuais. Entre os salões que participou, destacam-se o 44º e 47º Salão Paranaense. Participou de exposição coletiva no Taipei Fine Arts Museum, em Taiwan; 10 Pintores Catarinenses no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; 20 Artistas de Santa Catarina na Fundação Prometheus Libertus, Florianópolis, entre outras. Realizou exposições individuais no Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Joinville, Galeria Lascaux, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e Galeria Municipal de Blumenau. Obteve premiação na XVI, XVIII e XIX Coletiva de Artistas de Joinville (MAJ), na I Mostra da Paisagem Urbana (AAPLAJ) e Prêmio Internacional de Artes Plásticas Brasil Extremo Oriente (Taiwam). Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (1991/1992), diretor do Museu de Arte de Joinville (1994 a 1996) e coordenador da Escola de Artes Fritz Alt (2003). Foi coordenador do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville, desde sua implantação, em 2006, até 2011. Em 2012 coordenou a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, na Casa da Cultura, onde é professor na escola de Artes Fritz Alt. É formado em Design de Produtos (Univille) e pós graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades (Uninter).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!